Josiane Marques. Esta é a vítima da irresponsabilidade do cerol. Infelizmente Josiane, que estava andando de moto na Via Expressa, em Florianópolis, no final da manhã de hoje (sábado, 20/07), morreu ao ter sido atingida, no pescoço, por uma linha com cerol.

Josiane trabalhava na DVA Veículos, em Barreiros, São José, e morava em Florianópolis.

Nas redes sociais, a chocante morte de Josiane está sendo lamentada por uma legião de amigos da família.

De quem era a pipa cuja linha provocou essa tragédia? Certamente é de uma criança ou adolescente sem noção alguma de responsabilidade.

Esperamos que a morte de Josiane não tenha sido em vão. Que as autoridades (sejam prefeituras, governo do estado ou a polícia) fiscalizem quem vende cerol ou o pó do vidro utilizado na mistura e comecem a trabalhar para que essa praga nas linhas de pipa seja banida de uma vez por todas.

É preciso manter uma agenda permanente de palestras nas escolas quanto aos perigos do cerol. Aliás, mostrem fotos e vídeos dos cadáveres (com ou sem tarjas) para as crianças e adolescentes verem como ficam as vítimas do cerol?

É chocante? É. É traumatizante? Sim. Mas as crianças, se verem essas imagens, podem começar a ter consciência de que o cerol não é tão “inocente” assim e de seus riscos.

O colunista do JBFoco, Décio Baixo Alves, tinha tanta preocupação com o cerol que, em 2013, quando ele teve a oportunidade de assumir como vereador em Biguaçu, apresentou um projeto de lei endurecendo a fiscalização contra o mesmo.

Na época, Décio foi criticado por mostrar fotos de motoqueiros MORTOS com TALHOS de cerol no pescoço. Décio fez isso para CONSCIENTIZAR, isto é, para que os pais vissem como ficam as vítimas do cerol e o tamanho do perigo.

Santa Catarina tem de se conscientizar: tem que acabar com o cerol. Temos de ter fiscalização nos comércios onde é vendido esse produto. Fiscalização no pó de vidro. Crianças e adolescentes flagrados soltando pipa com cerol, que sejam levados para a delegacia ou para o conselho tutelar mais próximo e seus pais sejam chamados para retirá-los, sem antes assinarem um termo responsabilizando-se em proibir seus filhos de doravante usarem cerol sob pena de, na reincidência, os responsáveis de pagarem algum tipo de multa.

Sim, multar os pais das crianças e adolescentes. E aos maiores de 18 anos (acreditem se quiser, mas tem abobado adulto que solta pipa e, ainda por cima, com cerol, algo inacreditável), que vão prá cadeia para passarem alguns dias ou sejam punidos exemplarmente conforme a lei.

O que não podemos é tolerar mais esse abuso. Chega de tragédia provocada pela irresponsabilidade. O cerol tem de ser combatido. Temos de mobilizar a comunidade. Escolas e associações de moradores poderiam estar promovendo palestras com as crianças e adolescentes chamando a atenção para os perigos do cerol.

Bom! Que a morte de Josiane Marques, uma jovem cuja vida foi interrompida tão bruscamente, não tenha sido mais uma na estatística da irresponsabilidade em Santa Catarina.

 

MENSAGEM

Juliana Filomena registrou a seguinte mensagem póstuma no facebook de Josiane:

#LUTO – Ô meu Deus que notícia triste, daquelas que faz a gente se perguntar o porque, e de não conseguir acreditar que você se foi.

Não porque Deus quis vc lá agora, pq eu sei que ele tinha planos incríveis pra ti, mas por causa da ignorância e imprudência de algum ser sem noção.

Aquele sentimento hj de angústia, de vazio…

Que falta vc vai fazer menina! Tão jovem, linda, de coração gigante.

Uma perda lastimável, uma dor imensurável, aquele grito na garganta preso que não sai…

Minha amiga Josi, que Deus te receba de braços abertos mesmo que tua chegada até ele não tenha sido esperada para agora.

Que sua família seja amparada neste momento. Que conforte, mesmo sabendo que a dor que hj eles sentem será eterna.

Tu fosse luz menina! E continuarás a brilhar. Antes era nosso sol, agora será nossa estrela que mais irá brilhar lá no céu.

Vá em paz! E obrigado por ter feito parte da minha vida, me motivado a seguir em frente na área que escolhi atuar, mesmo sabendo que o início não é fácil, mas que um dia a gente consegue!

Te vejo um dia amiga. Por enquanto, cuida da gente aí de cima 🙏 #cerolmata”

Tragédia da Irresponsabilidade: Linha com cerol mata motoqueira na Via Expressa, em Florianópolis

https://chat.whatsapp.com/DzUCpmYip17KFtkEeyNpaD

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.