Publicidade

Desde quinta-feira da semana (24/07), índios guaranis mbyá, boa parte dos quais da aldeia de São Miguel, Biguaçu, estão ocupando o escritório da Funai (Fundação Nacional do Índio) de São José para protestar.

Aqui a carta reivindicatória apresentada pela organização Nhemonguetá, que reúne os caciques da nação guarani de Santa Catarina.

Nós, liderança Guarani de Santa Catarina, reunidos em nossa comissão de caciques Guarani Nhemongueta e informamos que desde hoje (quarta, 24/07/2019), às 15 horas deliberamos que o Dsei interior Sul, localizado em São José, Santa Catarina, está ocupada de suas atividades regulares suspensas, declaramos que autorizamos que os atendimentos de urgência e emergência sigam normalmente.

Entendemos que as atividades regulares suspensa receberemos atenção devida das autoridades competentes estamos há mais de uma semana em uma população e até o momento sequer fomos ouvidos e diante do fato de sermos ignorados decidimos aprofundar a luta e assim interrompemos o atendimento por prazo indeterminado ou até que as seguintes reivindicações sejam atendidas e reunião com a secretaria da Saúde indígena.

 

– Retirada do Polo base do Dsei interior Sul com aluguel do prédio próprio

 

– Mudança da nossa gestão e recurso do dsei interior Sul para o exterior ao Dsei litoral sul.

 

– Transparência e fiscalização do orçamento destinado para o polo base de São José.

 

– Contratação de motorista indígena Guarani para saúde de emergência.

 

– contratação para as novas aldeias de AIS e AISAN masculino e feminino.

 

No aguardo, atenciosamente Comissão Nhemonguetá de caciques Guarani de Santa Catarina”.

Índios guaranis promovem ocupação em Barreiros, São José. (Foto Divulgação)
Cartaz do protesto. (Foto Divulgação)

VÍDEOS

 

 

 

 

 

https://chat.whatsapp.com/CwLeRbK861A1Ks6fButk29

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade