Publicidade

Quem tirou a primeira fotografia no Brasil? Quando? E qual foi esta foto?

Eis aqui a dita foto. Data de 1833, isto é, 11 anos depois do grito do Ipiranga.

Que cena é esta? Trata-se da cidade do Rio de Janeiro.

Esta foto foi tirada por um francês chamado Antoine Hercule Romuald Florence (1804-1879), que estabeleceu-se no Brasil em 1824.

Há controvérsias quanto ao ano da foto em questão, se foi em 1832 ou em 1833. Tudo indica que foi em 1833, apesar de que ele já fazia experimentos com a técnica desde 1832.

A primeira foto do mundo foi tirada em 1826, na França, isto é, seis ou sete anos antes da foto de Florence no Brasil.

A técnica utilizada por Florence, que era pintor, mas interessou-se profundamente pela fotografia por motivos óbvios, foi usar uma câmara escura com chapa de vidro sensibilizando um papel especial no qual a imagem sairia impressa, uma técnica tirada utilizada na já citada imagem de 1826 feita por outro fotógrafo.

Qual o nome que Florence deu a sua técnica? Voilà! Ele chamou de “photografie”, usando as palavras gregas “photo”= luz e “grafos”= escrever. “Escrever a luz”. É o que significa em grego.

Como ele inventou essa palavra, não se sabe. Talvez tenha pegado um dicionário de grego para compor a palavra ou a inspiração veio de outro lugar.

O fato é que foi Florence quem inventou a palavra que acabou tornando-se universal, isto é, talvez não exista língua no mundo que utilize alguma palavra para designar “fotografia” que não esta, com pequenas mudanças fonéticas para adaptar aos idiomas específicos.

Primeira foto do Brasil, de 1833. (Foto Internet)

 

 

 

https://chat.whatsapp.com/CwLeRbK861A1Ks6fButk29

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade