Publicidade

Esta foto foi tirada em 1970 em Florianópolis. Mostra o então prefeito de Biguaçu na época, Paulo Wildner (1922-1998), numa solenidade de entrega de mais um barco de sua empresa, a A Wildner S/A-Pesca, Conservas e Congelados.

Surgida em 1955, a Wilder S/A foi a maior empresa de Biguaçu antes da chegada da Inplac na década de 1970.

Situada às margens do rio Biguaçu, a Wilder S/A ficava na rua 7 de Setembro, esquina com a rua Leopoldo Freiberger. Aliás, segundo contou o próprio Paulo Wildner, a rua Leopoldo Freiberger foi aberta na primeira metade da década de 1970 para servir de entrada e saída dos caminhões de pescado da fábrica Wildner.

A fábrica Wildner encerrou as portas em 1980 por dois motivos: um foi questões administrativas e outra acabou sendo a diminuição radical da produção de pescados.

A baía sul entre a Ilha de Santa Catarina e o continente era um criadouro de camarões na década de 1950. O camarão era inclusive comida de pobre, de tanto que tinha na região.

Mas a população tanto de Florianópolis quanto de Biguaçu, São José e Palhoça cresceu tanto que o camarão na baía sul simplesmente desapareceu quase por completo. Com isso, a fábrica Wildner ficou sem fornecimento de camarão farto e barato e a produção encerrou-se.

Paulo Wildner faleceu em 1998 e hoje é nome de uma rua no bairro Universitário.

 

Paulo Wildner discursando na solenidade em que sua antiga empresa, a Wildner SA recebia mais um barco de pesca. (Foto Acervo Raul Wildner)

 

https://chat.whatsapp.com/FPjwOITgOdo9LQnZAJprNs

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.

LINK – JBFOCO GRATUITO

Publicidade