Publicidade

BOM DIA

 

Chef Policarpo. (Foto Divulgação)

 

Nosso bom dia desta sexta-feira, vai ao amigo que esta semana completou mais um ano de vida: Policarpo, mas conhecido como Preto, ou Chef Policarpo. Dono de uma coração gigante, e grande especialista na arte de cozinhar. Conhecedor das receitas italianas, Chef, atua na Cantina Di Bernardi, onde dá um show na cozinha. Deixo aqui meu desejo de sucesso, e convido os leitores para ir conhecer o Nhoque da Fortuna no próximo dia 29-08, e com certeza comprovarão as maravilhas do Chef Policarpo. Parabéns meu irmão.

DICA

 

Para esta sexta-feira, ficar em casa com a esposa, ou namorada, beber um bom vinho e ajuda-la nas tarefas domésticas.

 

BARRIGA DE ALUGUEL

Ter filhos é mais do que uma consequência da união de pessoas. Ter filhos é a saída que a natureza achou para perpetuarmos nossos genes. Carregar, cuidar, educar, alimentar e ver crescer: cada uma dessas fases guarda sua beleza, mas nenhuma delas seria possível sem a mais importante de todas: conceber.

Sem esquecermos a adoção (tão bela quanto a concepção), gerar um filho biologicamente tem sido difícil para casais por fatores diversos, como infertilidade, impossibilidade morfológica ou mesmo exigências profissionais.

Em um país onde as taxas de natalidade e de fertilidade decrescem e o número de casais homoafetivos aumenta, recorrer à Gestação Compartilhada é cada vez mais comum. Mas, além de tabu, a Gestação Compartilhada é pouco difundida e muitos só sabem de sua existência por meio das novelas.

Popularmente chamada de “Barriga de Aluguel”, está mais acessível do que se imagina. Apesar de ainda não haver lei prevendo sua utilização (apenas um projeto de lei que tramita há mais de 10 anos no Congresso Nacional), a Resolução nº. 2.168/2017 do Conselho Federal de Medicina dita as regras para tal.

Para saber como funciona, o primeiro passo é entender que o nome correto é “Gestação Compartilhada” e não “Barriga de Aluguel”, como difundido popularmente. Primeiro, não é “Barriga” porque a gestação é no útero. Segundo, não é de aluguel porque a Gestação Compartilhada há que ser gratuita e não pode ter qualquer caráter lucrativo.

Depois, saibamos que apenas parentes até 4º grau (filha, mãe, avó, irmã, tia, sobrinha e prima) podem gerar uma criança em substituição da pretendente.

Casais heteroafetivos, homoafetivos e solteiros podem requerer a gestação compartilhada, mas desde que exista um problema médico que impeça ou contraindique a gestação na doadora genética.

Os limites de idade também são diferenciados: 50 anos para a mulher gerar, 35 anos para a mulher doar material genético e 50 anos para o homem doar sêmen.

Feitos os exames biológicos e as avaliações psicológicas em todos os envolvidos para verificar se tudo está em ordem, todos assinam os termos e contratos necessários, inclusive um “Termo de Garantia de Registro”, documento que garantirá aos pretendentes que poderão registrar a criança como sua logo após o nascimento, já na saída da maternidade. O processo está, então, mais acessível do que imaginávamos.

O fato é que, mais do que papéis, exames e laudos, a chamada “gestação compartilhada” revela que ainda está viva aquela velha chama que, forte ou fraca, está dentro de todos nós. Aquela chama que nos estimula a nos perpetuar e perpetuar a espécie, deixando lições e amor em pequenos seres que irão crescer e se tornar, assim como nós, adultos que um dia desejarão ter filhos. Por Marcelo Xavier Advogado

$TF

Tem um senhor, que deve estar com sintomas da idade. Sua debilidade é tão grande que quer soltar o Elias Maluco. Acho que ele deve ser preso por estar maluco de solta-lo. Decano insano.

TENHO

Curiosidades em saber como estão os alvarás das boates que tem um número grande de frequentadores aqui na ilha. Me lembro que na época do incêndio da Boate Kiss em Santa Maria no Rio Grande do Sul, as fiscalizações eram pontuais…

FESTA

Em Curitiba. O molusco vai deixar a cidade. Curitiba não merecia isso. Agora a terra da garoa receberá o beberrão. O 51, ex chefe do executivo, que em outros países tamanho o roubo, seria executado.

A

Imprensa vermelha, diz que nosso Presidente, Jair Bolsonaro persegue, a imprensa. Comunistas tem que ser erradicados, não perseguidos. Ou melhor, devem ir para Cuba, Venezuela, Russia, ou escutem as dicas de Chi”cu” Buarque de Hollanda, ou ainda “Cu”etano Veloso, Gilmento Gil, e outras figuras da bandeira vermelha.

PRESIDIÁRIO

Lula vai para o mesmo presidio dos Nardone. O casal matou uma criança, o molusco matou milhares deixando de investir na saúde pública, e investindo no seu próprio bolso.

DÓRIA

O Governador de São Paulo se prepara para ser candidato a presidência em 2022. Piada para quem enaltece o ex governador preso de Curitiba, o  Marcelo Odebrecht, Aécio Neves, Sérgio Cabral, e o ex presidente da Câmara preso. Começo à acreditar que era ele naquele vídeo da suruba.

 

FRASE

” Me recuso a chamar este rapaz de Gabigol.” Carlos Alberto ex jogador do Figueira e hoje comentarista. Me recuso a chamar esse rapaz de Gabigol, na camisa dele está Gabriel Barbosa, e ele não está nem entre os dez maiores artilheiros da Série A. Se ele fizesse os gols que ele perde, aí sim ele seria Gabigol. Agora te pergunto, por que ele não jogou na Itália e em Portugal? Eu não chamo ele de Gabigol, pra mim ele é Gabriel Barbosa – afirmou Carlos Alberto.

FRASE II

“Algumas amigas, eu beijo na boca… Outras de língua. Destas, muitas  vão pra cama, outras sem camisinha.” Anônimo.

LEITURA

 

IRACEMA –   Iracema é um romance brasileiro publicado em 1865 e escrito por José de Alencar, fazendo parte da trilogia indianista do autor. Os outros dois romances pertencentes à trilogia são O Guarani e Ubirajara… José Martiniano de Alencar foi um escritor e político brasileiro. É notável como escritor por ter sido o fundador do romance de temática nacional, e por ser o patrono da cadeira fundada por Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras.

 

Algumas amigas, eu beijo na boca. Outras de língua. Destas muitas  vão pra cama, outras sem camisinha.

 

ABRAÇOS

 

Coluna Opinião Formada – Walter Lemos Filho – E-mail: walterlemos1961@gmail.com

 

JBFoco Online – Sexta-feira (09/08/2019)

 

https://chat.whatsapp.com/CwLeRbK861A1Ks6fButk29

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade