Publicidade

Foto de 1983 de uma turma da antiga creche Chapeuzinho Vermelho. (Foto Divulgação)

O primeiro Jardim de Infância de Biguaçu chamou-se “Chapeuzinho Vermelho” e foi criado em 1972. Objetivo: cuidar das crianças para que as mães pudessem trabalhar.

Na época, havia uma mudança radical na sociedade. Ao contrário do que ocorria nos anos 1950 e 1960, as mulheres começaram a trabalhar para o sustento da casa.

Antigamente as mulheres tinham muitos filhos. Trabalhar era até fora de questão porque estavam ocupadas em cuidar dos filhos.

Na década de 1960, surgiu a pílula anticoncepcional e a tendência, principalmente entre as mulheres de classe média, com melhor acesso à educação e informação, foi de ter menos filhos. Por outro lado, passaram a trabalhar, o que antes ficava única e exclusivamente a cargo do marido.

Como Biguaçu não tinha um local para que as crianças fossem cuidadas enquanto que as mães trabalhassem, eis que se criou o Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho, cujas dependências situavam-se onde hoje fica o Fórum de Justiça e o Centro Comercial São João Evangelista.

Em 1989, as autoras de “Dados Históricos de Biguaçu”, Arlete Anderson Garcia e Onorina Laura Barreto informavam: “Existem dois Jardins de Infância: um mantido pela Ação Social Paroquial, e recebe assistência alimentar da LBA e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento, recebe ajuda para o pagamento de professores. Atende a 150 crianças, é o Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho. Outro jardim, o Centro Educacional Nova Geração, é uma entidade particular.”

Em 1989, a prefeitura de Biguaçu mantinha “cinco creches assim distribuídas: Creche Padre Justino, na Estrada Velha do Morro da Bina, com convênio com a LBA, 40 crianças; Creche Dona Dorvalina, no Jardim Marcos Antônio, com 88 crianças; Creche Dona Virgínia, no Prado, atende a 55 crianças; Creche Dona Paulina, no Loteamento Castelo, atende 56 crianças; Creche Recanto Feliz, Fundos de Biguaçu; com 18 crianças; Centro Comunitário Pedregal, em convênio com a LBA, com 32 crianças. Na faixa etária de 01 a 08 anos são assistidas 235 crianças.” (Fonte: Dados Históricos de Biguaçu).

Em 2012, as creches (agora chamadas de “Centro de Educação Infantil Municipal- C.E.I.M) eram:

 

1) C.E.I.M. Professora Páscoa Régis Mendes, Jardim Carandaí.

2) C.E.I.M. Dona Virgínia, Prado.

3) C.E.I.M. Jardim Janaina, Jardim Janaína.

4) C.E.I.M. Lar Feliz, Pedregal.

5) C.E.I.M. Dona Lili, Tijuquinhas.

6) C.E.I.M. Algodão Doce, Centro

7) C.E.I.M. Dona Dorvalina,  Jardim Marcos Antônio.

8) C.E.I.M. Professora Lindóia Souza de Faria, Praia João Rosa

9) C.E.I.M. Jardim Carolina, Loteamento Jardim Carolina

10) C.E.I.M. Recanto Feliz, Fundos

11) C.E.I.M. Dona Paulina, Jardim Saveiro.

 

JBFoco Online – Quarta-feira (07/08/2019)

 

https://chat.whatsapp.com/CwLeRbK861A1Ks6fButk29

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade