Publicidade

Informa a assessoria de imprensa: “O município de Antônio Carlos-SC e a Comissão Reitz 100 divulga o calendário de celebração do Centenário de Nascimento de Raulino Reitz. As celebrações começarão no dia 18 de setembro com a exposição de orquídeas no hall da prefeitura municipal. No dia 20, sexta-feira, continuará no Auditório da Câmara de Vereadores de Antônio Carlos, com cerimônias e homenagens. No dia 22 de setembro (domingo), as celebrações se encerrarão, com missa em sua memória, inauguração de estátua (em sua homenagem) e do Museu Municipal, além de plantio de bromélias e lançamentos dos livros.

O Padre Raulino Reitz, nascido em Antônio Carlos em 19 de setembro de 1919, se dedicou durante cinco décadas ao estudo da Botânica, e conviveu com personalidades importantes da ciência. Em paralelo às pesquisas, o sacerdote trabalhou em diversos municípios de Santa Catarina, como Turvo, Sombrio, Itajaí e Orleans, por exemplo, onde aproveitava as horas de folga para desbravar a natureza em busca de novas espécies.

Entre 1947 e 1971, Reitz lecionou no Seminário de Azambuja, em Brusque. Conhecido como “padre dos gravatás”, integrou a equipe de malariologia (entre 1949 e 1951) que realizou pesquisas na região Sul pelo Serviço Nacional de Malária. O levantamento botânico de Santa Catarina começou em 1951, culminando com a publicação da obra “Flora Ilustrada Catarinense”, em 1965.

Principal colaborador do Herbário Barbosa Rodrigues, em Itajaí, Reitz foi diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e um dos fundadores e vice-presidente da FATMA (hoje Fundação do Meio Ambiente). Em 1990, o padre recebeu o Prêmio Global 500, da ONU (Organização das Nações Unidas), no México.

Faleceu em 19 de novembro de 1990, em Itapema, Raulino Reitz deixou um legado em diversas áreas, sobretudo a científica, com 45 livros e 114 artigos publicados com foco em Botânica, Zoologia e Genealogia”.

Programação do Evento em Antônio Carlos. (Foto Divulgação)

LANÇAMENTOS DE LIVROS

Na ocasião, serão lançados livros. Aqui a lista:

 

LIVRO 01- O historiador Rogério Kremer lançará mais um livro. Trata-se de “Antônio Carlos, Armazém de Memórias (1830-2018). O lançamento ocorrerá às 10h da manhã de domingo (22/09), no museu da cidade, na servidão Ludwig, 75, centro de Antônio Carlos. Mais informações pelo fone (48) 9-9975-8612 ou pelo e-mail kremerogerio@hotmail.com.

 

LIVRO O2- O editor do JBFoco estará no mesmo domingo (22/09) lançando seu livro “Língua Hunsrück: Introdução à História, Gramática e Cultura do Idioma Alemão mais antigo do Brasil”.

 

LIVRO 03- José André Guesser estará lançando seu livro “Educare, Educação e Inclusão”, no mesmo dia e local.

 

Parabéns ao prefeito Geraldo Pauli e equipe, mais especificamente a secretaria municipal de educação pela organização do evento e pela homenagem ao grande historiador e botânico, Raulino Reitz (1919-1990), tio de um grande amigo meu em vida, o filósofo Evaldo Pauli (1925-2014), outro gigante da cultura não só de Antônio Carlos, mas do Brasil.

Aliás, aproveitarei a ocasião para, ao conversar com o prefeito Geraldo Pauli, lançarmos a campanha para reunir em Antônio Carlos o acervo das obras de Evaldo Pauli. Depois conversaremos.

Abraços e até domingo (22/09).

 

Ozias Alves Jr (Editor)

E-mail: reportagemjbfoco@gmail.com.

 

JBFoco Online – Quinta-feira (19/09/2019)

 

https://chat.whatsapp.com/Lt0gdEGjQiYAvavsWLeuTf

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade