Publicidade

BIBLIOTECA PÚBLICA DE SANTA CATARINA PROMOVE VISITA GUIADA. PROJETO “CONHEÇA MAIS A BIBLIOTECA PÚBLICA DE SANTA CATARINA”. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CELSO JOÃO DE SOUZA.

Caros (as) leitores (as), de acordo com o site da Fundação Catarinense de Cultura (http://www.cultura.sc.gov.br/espacos/biblioteca/a-biblioteca), a Biblioteca Pública de Santa Catarina foi criada em 1854, quando o então presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei nº 373, em 31 de maio, mas somente em 09 de Janeiro de 1855 é que foi oficialmente inaugurada.

De acordo com a sua data de criação, é possível imaginar que se trata de uma das bibliotecas mais antigas do Brasil.

Funcionando no prédio atual desde 1979 (Rua Tenente Silveira, 343 – Florianópolis), a biblioteca conta, atualmente, com um acervo formado por títulos de diversas áreas do conhecimento, em suportes variados, além de uma coleção de periódicos e uma de obras raras.

Sua missão consiste em manter, conservar e disponibilizar parte da memória cultural do Estado para a população catarinense e promover o hábito da leitura junto a ela.

O rico acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina é composto por mais de 115.000 volumes.

A Biblioteca disponibiliza aos usuários obras de referência, obras gerais, literatura catarinense, brasileira e internacional, periódicos, materiais especiais voltados aos portadores de deficiência visual e o importante setor de obras raras e Santa Catarina, que contém exemplares dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX.

Excetuando-se as coleções de obras raras, o acesso ao acervo é livre.

A Biblioteca Pública de Santa Catarina, através do trabalho da Diretora Srª Cleonisse Inês Schmitt, bem como com a ajuda imprescindível de todo o seu valoroso corpo de funcionários, vem realizando diversos eventos literários.

Na segunda-feira (07/10), a Biblioteca promoveu algumas visitas guiadas, momento em que os alunos das escolas da cidade puderam conhecer um pouco mais da estrutura e do acervo da Biblioteca, o que permitiu que pudessem se habituar com o local, conhecerem como podem fazer empréstimos de livros etc.

Através do Projeto “Conheça mais a Biblioteca Pública de Santa Catarina”, ocorreu também no dia 07/10, a contação de histórias com o poeta Celso João de Souza. O Poeta Celso, que faz parte da Academia de Letras de Biguaçu, abrilhantou o evento, com sua simpatia e o dom de compor e declamar belas poesias.

O Jornalista e Colunista Fernando Henrique da Silveira, participou do evento, momento em que pode conversar com diversos escritores e amantes da literatura.

No evento, entre outros (as) importantes escritores (as), estava o Sr. Odair Ribeiro, Presidente da Academia Imbitubense de Letras e Artes – AILA, que colaborou para brilhantismo do evento na Biblioteca Pública de Santa Catarina.

Parabéns para o Sr. José Honório (Policial Militar), que atua na própria Biblioteca, que também admira a literatura. Sucesso com seus projetos literários.

A Srª Cleonisse Inês Schmitt, Diretora da Biblioteca Pública de Santa Catarina, presenteou o colunista com um lindo presente, bem como os (as) demais escritores (as). Os presentes foram 3 belas obras, que serão prazeirozamente lidas pelos presenteados.

Parabéns pelo evento e muito obrigado !

 

Colunista com a Srª Cleonisse Inês Schmitt (Diretora da Biblioteca Pública de SC) e o poeta Celso João de Souza (Foto Divulgação)
Jornalista Fernando Henrique da Silveira, com Amigos escritores e amantes da literatura (Foto Divulgação)
Poeta Celso João de Souza (Foto Divulgação)
Poeta Celso João de Souza, se apresentando para diversos alunos da rede pública (Foto Divulgação)
Presente que o Jornalista Fernando Henrique da Silveira, ganhou da Diretora da Biblioteca Pública de SC (Foto Divulgação)

 

(*) Fernando Henrique da Silveira é Jornalista (MIT nº 6646/SC), Funcionário Público Estadual a mais de 24 anos, ocupa a cadeira nº 21 da Academia de Letras de Biguaçu, Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Entorpecentes – CONEN/SC, Advogado, Conselheiro Titular da OAB/SC – Subseção de Biguaçu, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Vice-Presidente da Comissão de Moralidade Pública da OAB/SC – Subseção de Biguaçu, indicado da OAB/SC – Subseção de Biguaçu para compor o Conselho Municipal Antidrogas de Biguaçu. Colunista diário do Jornal Biguaçu em Foco.

 

E-mail: fernandohsilveira@hotmail.com

 

Contatos: 48-984578842 (WhatsApp) e 48-999953848.

 

JBFoco Online – Terça-feira (08/10/2019)

 

https://chat.whatsapp.com/FPjwOITgOdo9LQnZAJprNs

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade