Publicidade

O leitor sabia que em 1905, a prefeitura de Biguaçu cobrava um imposto dos moradores de Governador Celso Ramos chamado “Dízimo do Pescado”?

Na época, a região era chamada de “Ganchos”. O nome Governador Celso Ramos só tornou-se oficial em 12 de maio de 1967.

Ganchos era um distrito do município de Biguaçu até 6 de novembro de 1963 quando emancipou-se, isto é, o então governador do estado de Santa Catarina, Celso Ramos (1897-1996), assinou o decreto de emancipação do então distrito que doravante passou a ser um município, ou seja, ganhou o direito de autogovernar-se através de prefeitura e câmara de vereadores.

Sobre o “Dízimo do Pescado”, William Wollinger, membro da Academia de Letras de Governador Celso Ramos, escreveu em um estudo para a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina): “Em 1905 paralisação no porto de Ganchos. Resistência dos pescadores ao ‘dízimo do pescado’, que o Distrito da Armação e Ganchos pagava ao município de Biguaçu. O movimento foi duramente repreendido. […] Muitos [pescadores na época] faliram”.”

 

Governador Celso Ramos. (Foto Divulgação)

 

Jornais em Foco – Terça-feira (22/10/2019)

 

https://chat.whatsapp.com/KqM4tyur0hILhDrHAnFFBB

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e região.

 

 

Publicidade