Publicidade

Na próxima sexta-feira (15/11), feriado nacional da Proclamação da República, Governador Celso Ramos passará a cobrar a TPA (Taxa de Proteção Ambiental).

No que consiste? Os turistas que entrarem naquele município entre 15 de novembro de 2019 até abril do ano que vem pagarão uma taxa, uma espécie de pedágio.

Essa cobrança revoltou muitos biguaçuenses. Afinal de contas, os biguaçuenses frequentam as praias de Governador Celso Ramos. A partir de 15 de novembro, terão de pagar a TPA, salvo aqueles que comprovarem terem propriedade naquele município ou são prestadores de serviços, entre outros casos especificados entre os de exceção que os desobriguem a pagar a taxa.

O prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte Campos, nunca foi tão “xingado” em Biguaçu e sua medida de criar a TPA foi considerada uma “traição” para os laços de amizade que unem Biguaçu a Governador Celso Ramos.

Mas Juliano deu uma resposta que realmente desconserta quem o acusa de “traição” ou simplesmente o “xinga”. Essa resposta foi dada numa entrevista que Juliano concedeu a Carlos Wanderley Gomes da Silva, da TV em Foco.

O que disse Juliano na ocasião? Simples. Quando indagado por que não consultou a prefeitura de Biguaçu sobre o projeto da TPA, Juliano observou que Biguaçu instituiu a Área Azul, isto é, o estacionamento público pago, mas não consultou Governador Celso Ramos. Isto é, os motoristas de Governador Celso Ramos não foram isentados do pagamento do estacionamento em Biguaçu.

Seguindo o raciocínio de Juliano: Biguaçu instituiu o estacionamento pago, ninguém reclamou e todo mundo paga. Por que Governador Celso Ramos não pode cobrar uma taxa pra os visitantes, sendo que esse dinheiro será usado para, entre vários projetos, começar o tratamento de esgoto daquele município?

O prefeito gancheiro tem razão. Biguaçu não tem o que reclamar porque quando quer cobrar por algo, simplesmente cobra e não consulta quem quer que seja. Governador Celso Ramos está no seu direito constitucional de exercer sua cidadania.

Por isso, é verdadeiro o ditado: “pimenta nos olhos dos outros é refresco”.

 

Ozias Alves Jr (Editor)

E-mail: reportagemjbfoco@gmail.com.

VÍDEO

Tabela da cobrança de TPA em Governador Celso Ramos. (Foto Divulgação)

 

https://chat.whatsapp.com/invite/Lt0gdEGjQiYAvavsWLeuTf

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade