Publicidade

Caroline Estévão, 25 anos, chegou na manhã de hoje (sexta, 13/12) para trabalhar em sua loja, a Encanto Moda Íntima, na rua Lúcio Born, centro de Biguaçu, e deparou-se com a porta pantográfica de seu estabelecimento arrombado.

Não se sabe a que horas da madrugada os ladrões estiveram no local, mas o detalhe é o seguinte: a loja Encanto Moda Íntima simplesmente fica em frente à câmera de vigilância pública do início da rua Lúcio Born e em frente ao fórum de Biguaçu.

Era para ser a região mais SEGURA da cidade, ainda mais pelo fato de ali ficar o fórum da cidade, onde milhares de processos estão armazenados. Mas, pelo jeito, a câmara de vigilância, que se não estivermos enganados, é operada pela prefeitura de Biguaçu, que inaugurou uma central de monitoramento na sede da prefeitura, que fica do outro lado da praça onde houve o dito arrombamento, não serve para nada.

Os ladrões arrombaram o cadeado e tentaram abrir a porta pantográfica. Não conseguiram. Acabaram fazendo um buraco, mas não conseguiram quebrar o pino da porta, que era comprido.

Não foi algo rápido. Pelo contrário. Os ladrões tiveram um trabalho absurdo para abrir o buraco, mas a questão é: havia alguém monitorando a câmera de vigilância em frente da loja? Será que naquela hora da madrugada, havia um vigilante monitorando as imagens?

Se tivesse, certamente este já acionaria a PM e a polícia pegaria os ladrões rapidamente “com a boca na botija”, como se diz popularmente.

Mas não foi o que aconteceu. Os ladrões não conseguiram entrar na loja, mas deixaram um prejuízo enorme para a dona do estabelecimento. A porta pantográfica é muito cara. Além disso, talvez terá de trocar também a porta. Mas ela tem de ficar “feliz” (se é que o termo foi “feliz” de se dizer) por eles não terem conseguido adentrar a loja e saquear as mercadorias, muitas das quais caras.

E a coisa não para por aí. A proprietária foi na delegacia de polícia civil registrar o acontecimento. Vale lembrar que a delegacia fica do outro lado a pequena praça central de Biguaçu.

E para surpresa dela, a delegacia estava fechada. O boletim de ocorrência agora só pode ser online, pelo site da secretaria de estado da segurança pública. Ai, ai, ai!!! Será que a delegacia fica fechada à noite justamente por falta de policiais? Como é que a secretaria de Estado da Segurança Pública está lidando com esse problema?

A proprietária pretende pedir as imagens da câmera. Certamente não vai ter porque estamos desconfiados de que simplesmente elas não funcionam à noite. A prefeitura de Biguaçu não informa nada a respeito. Fez a maior festa informando sobre a inauguração da central de monitoramento de câmeras da cidade, inclusive instalando câmeras no cemitério municipal.

O saldo da semana de domingo (08/12/2019) a sexta-feira (13/12/2019): três lojas arrombadas no centro de Biguaçu. Uma delas é vizinha à Encanto Moda Íntima, ou seja, os ladrões sabem que na rua Lúcio Born, está “liberado”, isto é, os ladrões estão fazendo a festa, pois sabem que as câmeras de monitoramento, pelo jeito, são apenas peça de decoração natalina. É rir prá não chorar! Que loucura!

 

Delegacia de polícia de Biguaçu fechada no início da manhã desta sexta (13/12/2019). (Foto Divulgação)
Ladrões conseguiram entrar por esse pequeno buraco na porta pantográfica, mas não conseguiram abrir a porta em frente. (Foto Divulgação)

 

Jornais em Foco – Quinta-feira (05/12/2019)

Publicidade