Publicidade

Marconi Kirch, casado, 3 filhos, formado em engenharia elétrica pela UFSC e políticas públicas pela Udesc.

Empresário, Kirch é o presidente do Democratas de Biguaçu. Atua também como tesoureiro estadual do Democratas.

Já foi diretor administrativo financeiro da Jucesc, secretário municipal de Assistência social de Biguaçu, vereador e presidente da Câmara de Vereadores.

 

JBFOCO- Marconi Kirch, você já anunciou sua pré-candidatura como candidato a prefeito de Biguacu pelo DEM. Você será mesmo candidato mesmo tendo pré-candidaturas de outras pessoas de partidos que fazem parte da base de sustentação do governo Ramon como o PP e PSD?

 

Marconi: Existem em Biguaçu mais de 10 pré-candidatos a prefeito.

Todos têm o direito de se pré-candidatar, isso faz parte do processo democrático e posteriormente serve para compor as coligações para a eleição majoritária.

Eu posso responder só por mim e pelo meu partido.

O DEM terá sim um candidato a prefeito em Biguaçu e o nome escolhido foi o meu.

Posso garantir que sou pré-candidato a prefeito pelo DEM, pois esta é a deliberação do Democratas a nível municipal e estadual.

O Democratas vai lançar candidatos no maior número possível de municípios.

Em Biguaçu já está na hora de ter um prefeito do DEM e nós afirmarmos como uma grande força política do nosso município.

 

JBFOCO- O DEM já está em tratativas com outros partidos para a indicação de um vice?

 

Marconi: As convenções para escolha de candidatos só acontecerão a partir de 20 de julho deste ano.

O DEM achou muito cedo para começar essas tratativas no ano passado como alguns partidos fizeram.

Não queremos fechar as portas e nem melindrar nenhum partido por se achar preterido. Muita água vai rolar por baixo dessa ponte até 20 de julho.

Contudo, já conversamos sim com o PSC que já foi nosso aliado político na eleição passada. Nós nos reunimos com o deputado estadual Jair Mioto e membros da executiva estadual do PSC e colocamos nossa posição com minha pré-candidatura a prefeito.

O DEM acha que de agora em adiante é a hora propícia para começar as conversações para possíveis acertos de coligações.

“Estamos de portas abertas para conversar com todos os partidos, e vamos procurar conversar também.”

 

JBFOCO- Os partidos PP, PR e DEM são os principais partidos da base de sustentação do governo Ramon, que é do PSD. O vice-prefeito Vilson Alves (PP) a vereadora Salete Cardoso (PR) e o vereador Ângelo Ramos (PSD) já divulgam que são pré-candidatos a prefeito pelas suas siglas partidárias.

Você também anuncia sua pré-candidatura a prefeito pelo DEM. Tantas candidaturas não enfraquecem essa base de sustentação abrindo espaço para que a oposição vença as eleições municipais desse ano?

 

Marconi: O sol nasce para todos. Então é justo que PP, PSD, PR e DEM lancem seus pré-candidatos a prefeito.

Nenhum partido quer ficar para trás. E se não tiver um nome para compor uma chapa, com certeza vai ficar no esquecimento.

Essas candidaturas não enfraquecem a base, muito pelo contrário, mostra que dentro da atual base do governo existem nomes fortes, preparados e dispostos a continuar trabalhando em prol do nosso município.

Neste momento não vejo esta disputa como situação ou oposição. vejo partidos políticos com projetos e propostas para administrar nosso município. Tenho certeza que todos querem o melhor para Biguaçu.

A politica é muito dinâmica, a “oposição” de hoje pode ser seu aliado de amanhã.

 

JBFOCO- Como você avalia a pré-candidatura do ex-vereador André Clementino (ex-MDB) pelo PSL com o apoio do ex-vereador do PP de Biguaçu, Douglas Borba?

 

Marconi: Como já citei antes, o sol nasce para todos. André é um político experiente e estava buscando um espaço político para se candidatar a prefeito.

O PSL é um partido novo, está se formando e a procura de nomes para se candidatarem por sua legenda. O JBFOCO mesmo já tinha anunciado que o vereador Ângelo Ramos estava indo para o PSL para ser o pré-candidato a prefeito. Da mesma forma fez com o Coronel Peres, mas o PSL no momento optou por André Clementino. Vamos ver como a população vai reagir a essa mudança de partido, haja vista que André era um militante forte dentro do MDB há muitos anos, inclusive sendo candidato a vice-prefeito na eleição passada pelo MDB.

 

JBFOCO- como você avalia a atual administração de Biguaçu?

 

Marconi: Como já falei antes, acho que todos que se propõe a administrar um município, querem fazer o melhor por ele e assim está sendo com o prefeito Ramon, como foi com o ex-prefeito Castelo, Tuta e tantos outros que já passaram pela administração do nosso município. acho que o prefeito Ramon está fazendo uma boa administração dentro da capacidade financeira do nosso município.

Biguaçu indiscutivelmente deu um salto de qualidade nos últimos anos, não sou eu quem falo isso, é a população.

Mas sempre devemos e podemos melhorar, e é isso que o DEM quer fazer.

 

JBFOCO- Caso eleito prefeito, qual serão suas primeiras medidas?

 

Marconi: Primeiramente queremos ouvir a população, e iremos fazer isso já na campanha eleitoral. queremos fazer um plano de governo vindo do nosso povo e não do gabinete. É muito importante ouvir os anseios da população. Essa demanda da população é que vai nortear a administração do município.

Mas certamente iniciaremos fazendo uma avaliação da capacidade financeira da prefeitura para fazer alguns ajustes se preciso for para que sobre dinheiro para investir principalmente na educação e saúde.

Precisamos abrir mais vagas nas creches e escolas, precisamos melhorar ainda mais o atendimento na saúde, precisamos de um centro de fornecimento de remédios 24 horas, a população não escolhe hora para ficar doente, e temos e devemos ajudar aqueles mais necessitados, que não podem comprar seus medicamentos.

 

JBFOCO- Favor fazer uma avaliação para os leitores do jornal por que os eleitores da cidade podem votar em Marconi Kirch sem medo?

 

Marconi: O slogan do DEM é “O Partido das Novas Ideias”. É dentro desse pensamento que queremos agir.

Novas ideias para administrar nossa cidade. O DEM nunca teve um prefeito em Biguaçu, está na hora de assumirmos a prefeitura e mostrar o jeito democratas de administrar nosso município.

Quanto a minha pessoa, estou na política há muitos anos e boa parte da população já me conhece e sabe do meu caráter e da minha índole.

Creio que neste tempo todo de política só fiz ajudar as pessoas e o nosso município.

Tenho experiência na política e já atuei no estado e no município como secretário e como vereador. Trabalhei e continuo trabalhando muito em prol dos idosos do nosso município.

Como já falei antes, boa parte da população de Biguaçu conhece bem meu currículo e meus propósitos, procuro sempre fazer o bem.

Em Biguaçu já está na hora de ter um prefeito do DEM e nós afirmarmos como uma grande força política do nosso município, diz Marconi. (Foto Arquivo JBFoco)

 

Marconi Kirch é pré-candidato a prefeito de Biguaçu pelo DEM. (Foto Arquivo JBFoco)

 

 

Publicidade