Publicidade

 

 

Dia de Star Wars

O Dia de Star Wars (Star Wars Day, em inglês) é comemorado mundialmente em 4 de maio. Esta data foi criada pelos fãs da série para homenagear toda a cultura dos filmes icônicos do universo de Star Wars.

 

Lançado pela primeira vez em 1977 (Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança), o sucesso dos filmes da série criada por George Lucas é inacreditável, configurando-se como um maiores êxitos da cultura pop contemporânea.

 

A partir dos filmes, surgiram diversos outros produtos baseados em Star Wars, como desenhos animados, séries televisivas, brinquedos e etc.

 

Origem do Dia de Star Wars

A escolha da data 4 de maio como Star Wars Day faz referência à um trocadilho com uma das frases mais conhecidas da série: May the force be with you (“Que a força esteja com você”, em português).

 

Em inglês, os fãs adaptaram está frase para “May the Fourth be with you”, que na tradução para o português seria o equivalente a “Que o Quatro de Maio esteja com você”.

 

Oficialmente, as primeiras celebrações do Dia de Star Wars começaram em 2011, na cidade de Toronto, no Canadá. A partir de então, fãs da série de todo o mundo começaram a celebrar esta data, juntamente com o dia 25 de maio, data do lançamento do primeiro filme.

 

O Star Wars Day não foi criado pela LucasFilm (empresa que produz a franquia Star Wars), mas a iniciativa dos fãs acabou por ser totalmente abraçada pela companhia, que promove algumas atividades para os fãs em comemoração.

 

 

Dia Mundial da Asma | 4 de maio de 2021 - Calendarr

 

Dia Mundial de Combate à Asma

O Dia Mundial da Asma celebra-se anualmente na primeira terça-feira do mês de maio. Este dia internacional da asma é organizado pela GINA (Global Initiative for Asthma), da Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de melhorar a prevenção da doença e o nível de consciencialização da população. Neste dia são realizadas campanhas informativas sobre a doença e é lançado um relatório anual com dados sobre a asma no site da GINA.

 

A asma é uma doença crónica muito comum e que afeta a passagem de ar de e para os pulmões, causando inflamação das vias respiratórias e dificuldade em respirar. Ela afeta mais as crianças do que os adultos.

 

Sintomas de asma mais comuns

Falta de ar e cansaço

Pieira e tosse

Dores ou pressão no peito

Os sintomas podem ocorrer várias vezes ao dia ou semana e podem agravar-se durante a prática de exercício físico ou durante a noite. A prevenção precoce favorece o tratamento da asma.

A Organização Mundial de Saúde estima que, em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de asma e que esta é a doença crónica mais comum nas crianças.

 

Receba diariamente notícias sobre Florianópolis: https://chat.whatsapp.com/FLvKaiUihTR5xXSvrRvxl9
Publicidade