Por: Ozias Alves Jr. | 1 mês atrás

A temporada de verão com temperaturas altas tem levado mais gente a procurar refresco no mar, piscina, rios e açudes. Mas a falta de atenção e cuidado está transformando em tragédia o que deveria ser apenas um momento de diversão. O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina registrou 38 afogamentos seguidos de morte entre 1º de outubro de 2018 e 15 de janeiro de 2019. No mesmo período entre 2017 e 2018 foram 23 mortes. Assim, o crescimento, até agora, foi de 65,2%. Dos óbitos registrados nesta temporada, 24 ocorreram em água doce, todos em área não monitorada. Em água salgada foram 14 mortes, sendo duas em área guarnecida e 12 em locais sem a presença do guarda-vidas. Durante todo o ano de 2018, foram registrados 34 afogamentos seguidos de óbito em água doce e áreas sem guarda-vidas. No mar, foram 15, sendo que, devido ao intenso trabalho de prevenção realizado, apenas uma dessas mortes ocorreu em local com a presença da corporação. Na água, cuidado nunca é demais.

Aplauso à ministra

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Luiz Vicente Suzin, elogiou a ministra da Agricultura Tereza Cristina pela escolha do deputado federal catarinense não reeleito Valdir Colatto (MDB) para chefiar o Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Para Suzin, Colatto é qualificado para atuar na área e liderou a aprovação do Código Florestal Brasileiro, em 2012, depois de muitos anos de discussão na sociedade e no Congresso Nacional. “Essa lei é complexa e consistiu em um grande avanço para a proteção e o uso racional dos recursos naturais”, disse o líder cooperativista. O Serviço Florestal Brasileiro é o principal responsável pela implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), importante ferramenta para a planificação do setor primário da economia brasileira, especialmente pelo conhecimento atualizado das áreas efetivamente utilizadas e preservadas pela agricultura nos imóveis rurais.

_____________________

“O presidente Bolsonaro vai falar da abertura econômica do Brasil, da expressão do Brasil no mundo, do respeito do Brasil a todos os critérios internacionais de qualidade de vida, de respeito à democracia.

Secretário de Governo, general Alberto dos Santos Cruz, sobre a estreia internacional do presidente Jair Bolsonaro, em Davos, Suíça, onde participará do Fórum Econômico Mundial

__________________________

Unale O deputado estadual reeleito Kennedy Nunes (PSD) vai assumir a presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) no final de janeiro. Uma das primeiras tarefas será participar da comitiva que vai a Brasília para um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. Confederação Nacional de Municípios (CMN), federações estaduais, incluindo a de Santa Catarina, e outras organizações querem que entre em pauta o veto do ministro Alexandre Moraes à distribuição dos recursos de ISS para os municípios de origem nas operações de crédito, débito, leasing e planos de saúde.

Explicando o óbvio A Celesc teve que emitir uma nota para explicar o óbvio. Quanto maior o calor, maior o gasto de energia com ventilador, aparelho de ar-condicionado, geladeira e freezer. Diz a nota que “em relação às manifestações de consumidores sobre a fatura de energia emitida neste mês de janeiro/2019, a Celesc informa que não houve cobrança adicional ou erro no processamento de dados no faturamento da Empresa. O aumento na conta de luz para muitos clientes se deve, em grande parte, ao maior consumo de energia registrado nos últimos meses, especialmente pelo uso de equipamentos eletrônicos, como ar-condicionado, em períodos de temperatura elevada.”

Segundo a Celesc, o avanço é confirmado pelos elevados índices na demanda de energia registrados pela empresa. Desde dezembro, o recorde foi batido três vezes, sendo duas delas em dias seguidos – 16 de janeiro (4.989,82 MW) e 17 de janeiro (5.030MW). Culpa do El Niño!

Oscar A Gráfica Natal, de Florianópolis, inicia o ano ostentando o ‘Oscar’ da indústria gráfica brasileira, ao receber o reconhecimento nacional com o Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, na categoria “Produtos próprios – Sacolas”. A empresa também foi finalista em outras duas categorias da premiação, sendo que no estado já havia conquistado cinco troféus no Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica. Para 2019, ano em que completa 45 anos, a expectativa é que empresa tenha um crescimento de 10%.

Andréa Leonora

Editora Coluna Pelo Estado

É muito FÁCIL receber notícias gratuitamente e concorrer a uma bicicleta!

JBFoco

#jbfocowhattsapp

  1. Envie uma mensagem no whattsapp para o número (48) 9-8484-7539 com a palavra OK!

  2. Além de receber notícias GRATUITAMENTE, você concorrerá a uma bicicleta.

Prêmio a ser sorteado: Bicicleta Aro 26 Beach 18V

Sorteio: Dia 05.03.2019 ( 05 de março de 2019)

Quem já recebe as reportagens pelo whattsapp está concorrendo automaticamente.