Por: Ozias Alves Jr. | 11/09/2018

Um projeto de decoração consciente segue uma série de regras, e tem preocupações que vão surgindo com o passar do tempo. Uma preocupação que todos nós temos hoje em dia, é a sustentabilidade. Vemos a todo momento documentários sobre aquecimento global, nos deparamos com  sacolas biodegradáveis nos supermercados, as lâmpadas incandescentes são proibidas, a coleta seletiva no nosso bairro nos interessa muito… Enfim, as pessoas criam, a cada dia, novas formas de garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

Não é diferente na decoração. Pensando nisto, teremos várias dicas abaixo que auxiliarão na decor dos nossos ambientes de forma atemporal, confortável e especialmente benéfica para o nosso planeta.

  • REUTILIZAÇÃO DE TECIDOS:

 

Foto Pinterest

 

Foto Designer Zap

Para reutilizar tecidos na sua decoração, uma opção interessante são as capas de almofadas, cortinas, e até tapetes de diversos tamanhos. É possível criar as próprias estampas com tecidos que já temos em casa. Sabe aquela colcha antiga que você nunca usou, mas tem um tecido estiloso e original? Transformá-la em uma peça nova pode ser uma boa. Um jeito fácil de criar harmonia é escolher tecidos com pelo menos uma cor em comum. Assim a composição fica mais elegante e não pesa no espaço.

 

  • CRIE SUA LUMINÁRIA OU LUSTRE:

Reutilizando materiais com criatividade você pode criar uma luminária ou até mesmo um lustre sustentável para dar um toque especial à decoração da sua casa. É recomendável utilizar sempre lâmpadas frias, e se possível as de Led. Na criação de luminárias podemos usar uma infinidade de matérias.

 

Fotos Blog Arte e Sabor I

Fotos Blog Arte e Sabor II

 

  • Luminária de lacres de latas de bebidas não é uma ideia fantástica? Sem contar que a peça decorativa ficou linda e o resultado da iluminação é um show à parte.

 

Foto Pinterest I

  • E aquelas fitas cassetes que guardamos por pura nostalgia? Não sabemos onde descartar… Se a amarrarmos de forma entrelaçada com arames revestidos ou mangueiras finas e transparentes teremos este resultado lindo visto acima. Mais do que uma luminária, esta peça é uma obra de arte.

 

Foto Recicla e decora

 

  • E este lustre de garrafas de licor? Alguém diria que é uma peça reciclada? A utilização dos fios pretos, e lâmpadas de Led de tom amarelado deixaram a peça ainda mais sofisticada. E com tudo aquilo que sempre procuramos: custo baixo, beleza e exclusividade.

 

  • PNEUS VELHOS COM CLASSE:
  • A decoração com pneus reciclados pode levar aos mais diversos resultados, itens que podem ser usados tanto dentro quanto fora de casa. Tudo depende apenas da sua vontade. Nesta dica, estamos utilizando restos de tecidos que viraram capas para pneus e o resultado foram estes pufes lindos e muito confortáveis.

Foto Pinterest II

 

  • Nossa segunda dica com a utilização de pneus é esta linda champanheira. Com certeza é a prova de que tudo se transforma, basta querermos. Material e utilização perfeita. A borracha do pneu vai manter a bebida gelada por mais tempo, e a utilização do espelho foi a grande sacada para este efeito de classe.

Foto Pinterest III

  • ORGANIZE:

A organização é com certeza uma das melhores formas de sustentabilidade e reciclagem. E nos faz comprar menos, pois temos sempre a noção certa do que realmente precisamos.

  • Aqui a organização ficou por conta de caixas utilizadas para carregar verduras, elas servem para organizar livros, brinquedos e até mesmo objetos decorativos.

Foto Pinterest IV

  • Os vidros de conserva vazios são sempre um desafio. Eis uma solução fácil de executar e que deixará a vida das mulheres muito mais prática. Afinal ter tudo a mão e na altura dos olhos na hora da maquiagem é o sonho de todas nós. ADOREI ESTA!

 

Foto Reprodução-Organize sem frescuras

  • E que tal organizadores de gavetas feitos com pedaços de canos de PVC? Resto de obra, nunca mais! E você não perderá mais um dos pés daquele par de meia que sempre some, ou a parte de cima do seu biquini. Uma utilização higiênica, e que se adequa a qualquer tamanho de gaveta e necessidade.

Foto Reprodução-Organize sem frescuras I

Este é um assunto que poderia ser desenvolvido por mais umas 100 páginas, e com certeza vou trazer mais dicas preciosas como estas em uma próxima coluna, pois quase tudo que nos cerca pode ser reaproveitado e transformado em coisas muito úteis e lindas. O planeta agradece!

Amei mais uma vez poder dividir um pouquinho do que sei com vocês, espero que aproveitem bem.

Um Grande Beijo! E nunca esqueçam, quando o quesito é decoração, se permitam, afinal, A CASA É SUA!

 

 

Idriane Martins

Designer de Interiores
(48) 99626 9228
idrianemartins@hotmail.com

AVISO
Receba gratuitamente notícias da comarca de Biguaçu em seu whatsapp. Clique no link abaixo, adicione nosso número (4898484-7539) e dê um OK.
bit.ly/WhatsJBFoco