Por: Ozias Alves Jr. | 06/12/2017

Para 16 adolescentes de Biguaçu, a noite dessa terça-feira (05/12) foi especial. Após oito meses de curso, eles receberam os diplomas de Guardiões Ambientais. A cerimônia foi realizada na Associação dos Servidores Municipais (ASMUB) e contou com a presença de autoridades e das famílias dos formandos.

Com idade entre 12 e 14 anos, os alunos fazem parte da terceira turma do projeto, promovido pela Prefeitura de Biguaçu, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famabi), com apoio da Secretaria de Educação e de empresas privadas do município. O objetivo é transformar os Guardiões em disseminadores de conhecimentos voltados à preservação ambiental e de cidadania.

A cerimônia de formatura foi prestigiada pelo prefeito Ramon Wollinger, pelo superintendente da Famabi, Gabriel Loeff, pela secretária de Educação, Kátia Bichels, pelo vereador Elson João da Silva e pela coordenadora do projeto, a bióloga Luiza de Oliveira Silva.

As aulas tiveram início em maio, com encontros semanais, incluindo palestras, oficinas e viagens de estudo com abordagens teóricas e práticas sobre assuntos como ecologia, recursos hídricos, gestão de resíduos, flora e fauna, unidades de conservação, além de atividades relacionadas aos aspectos regionais e culturais. Os encontros foram ministrados de forma voluntária por profissionais das áreas de educação, saúde, biologia, engenharia e outras.

“Um de nossos maiores orgulhos é o projeto Guardião Ambiental, pois através dele estamos levando importantes ensinamentos aos jovens de nosso município, com foco na preservação do meio ambiente e da busca do equilíbrio das ações do homem que impactam a natureza. Essas lições aprendidas durante o curso são propagadas pelos alunos participantes em suas escolas, famílias e comunidades, os tornando multiplicadores de conhecimento”, finalizou o prefeito Ramon.

Para comemorar a formatura, nesta quinta-feira (07/12), os Guardiões farão um passeio ao Beto Carrero World.

São apoiadores do projeto: Grupo Ábaco e Deltaville, Pedrita Planejamento e Construções, Inplac, Otrebor Engenharia, Distlé, Plotcollor, Construtora Novo Teto, LJL Móveis, Sucos Prats, Laticínios Holandês, Panificadora Biguaçu, Padaria Doce e Pão, Padaria Marilu, Restaurante Aqueduto e o projeto Adote um Focinho. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Biguaçu)

 

FORMANDOS:

 

Ana Cristina Virtuoso

 

Ana Cristine Vitorino

 

Fellipe Lopes de Jesus

 

Gabrieli dos Santos Ferreira

 

Jaciara Nataelli Batistoti

 

Jeniffer Elza Azeredo

 

Júlia Antunes dos Santos

 

Kailane Godoi Mattos

 

Kauan Rodrigo da Silva

 

Leonardo Francisco da Silva

 

Leonardo Matielo Schmitz

 

Maria Eduarda Ignacio Moreira

 

Maria Eduarda Barcelos

 

Mariê Cristine de Matos

 

Sofia de Espíndola Manoel

 

Tayane Linhares Siqueira

 

Formandos receberam diplomas de conclusão do curso – Foto Alexandra Klingstron (PMB)

 

Formatura dos Guardiões Ambientais de Biguaçu – Foto Alexandra Klingstron (PMB)

 

Noite de homenagens na formatura dos Guardiões Ambientais – Foto Alexandra Klingstron (PMB)

 

Projeto forma a terceira turma de Guardiões – Foto Alexandra Klingstron (PMB)