Por: Ozias Alves Jr. | 11/01/2019

As fotos que ilustram esta breve matéria foram tiradas na manhã de (sexta, 11/01). São de uma boca de lobo na rua Pedro Azevedo, no centro de Biguaçu, em frente à praça Nereu Ramos.

Conforme o que o leitor pode conferir aqui, a boca de lobo está totalmente entupida de areia e lixo. Totalmente.

A prefeitura de Biguaçu tem 1.700 funcionários, mas não consegue montar uma equipe mínima para limpeza de bocas de lobo e bueiros. Aí em qualquer chuva (isso mesmo, em qualquer chuva, às vezes fracas), as ruas ficam inundadas porque simplesmente não há como a água escoar nas canalizações pluviais, pois não há a “cultura” em Biguaçu de limpeza pelo menos SEMESTRAL dessa canalização.

É um absurdo, mas é o que está acontecendo. Limpar bueiros não vai livrar Biguaçu das enchentes, mas limpá-los certamente ajudar a evitar que QUALQUER chuvinha venha a colocar a rua debaixo d´água, salvo o dilúvio.

É impressionante a incapacidade da atual gestão da prefeitura de Biguaçu de organizar, pelo menos, de um programa mínimo de limpeza de canalização pluvial. O mínimo do mínimo.

O impressionante também é a prefeitura não adquirir algum caminhão tipo suga entulhos. E por favor, nada de alugar a preços quase “milionários”. Sendo Biguaçu uma cidade suscetível a enchentes, a prefeitura local já deveria ter há muito tempo um caminhão desse tipo para retirar entulhos acumulados nas canalizações pluviais.

A pergunta é: não existe algum programa dos governos federal ou estadual que possibilitem a aquisição desse tipo de equipamento? Não é possível conseguir financiamento a juros menores junto a um BNDES para adquirir um equipamento tão importante como esse?

Enfim, é impressionante a inércia da atual administração para realizar um trabalho tão importante como o de limpeza de bueiros. Para querer gastar quase R$ 1 milhão em aluguel de banheiros químicos, o governo Ramon tem essa “criatividade”, mas para arrumar um equipamento que certamente ajudaria muitas comunidades a terem um pouco menos de temor em qualquer dia de chuva, aí a prioridade é ZERO.

 

Olhe o detalhe. O bueiro na rua Pedro Azevedo,centro de Biguaçu,e está entupido até a boca e a prefeitura ignora a necessidade de limpeza. (Foto Ozias Alves Jr)

 

Tem de tudo. De areia, pitucas de cigarro e lixo em geral. O prefeito Ramon acha que o bueiro vai limpar-se sozinho (Foto Ozias Alves Jr)

 

Prá variar, esgoto estora na rua Pedro Azevedo, centro de Biguaçu. Foto não reproduz o cheiro, mas era de latrina. (Foto Ozias Alves Jr)

 

Rua Pedro Azevedo, situado próximo da prefeitura de Biguaçu. Descaso com a limpeza que deveria ser periódica nas bocas de lobo desta via. (Foto Ozias Alves Jr)

 

É muito FÁCIL receber notícias gratuitamente e concorrer a uma bicicleta!

JBFoco

#jbfocowhattsapp

  1. Envie uma mensagem no whattsapp para o número (48) 9-8484-7539 com a palavra OK!

  2. Além de receber notícias GRATUITAMENTE, você concorrerá a uma bicicleta.

Prêmio a ser sorteado: Bicicleta Aro 26 Beach 18V

Sorteio: Dia 05.03.2019 ( 05 de março de 2019)

Quem já recebe as reportagens pelo whattsapp está concorrendo automaticamente.