Por: Ozias Alves Jr. | 09/01/2019

Através de um comunicado oficial, a prefeitura de Biguaçu confessa que utiliza a água do rio Caveiras, um quase riacho que dá o nome à região, para renovar a água da Lagoa do Amilton.

Eis o que disse o comunicado: “A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Biguaçu (Famabi), com referência à mortandade de peixes ocorrida nos últimos dias no Parque Urbano Municipal Lagoa do Amilton, vem a público comunicar que: (…) (…) Além da limpeza e remoção da vegetação, foi realizada também e desobstrução da tubulação que LIGA A LAGOA AO MAR ATRAVÉS DO RIO CAVEIRAS.”

O quê? Usam a água do rio Caveiras para renovar a Lagoa do Amilton? Logo um rio que é um ESGOTÃO de água preta de tantos coliformes fecais, que recebe o esgoto tanto dos bairro Rio Caveiras como também da Praia João Rosa, uma imundice total e completa.

No início desta semana, houve mortandade de peixes nesta lagoa. Ora, só pode acontecer isso. Uma lagoa que é abastecida com água de ESGOTO, que cheira a FEZES (sim, a lagoa do Amilton é uma fedentina só), só pode dar no que deu.

Mas que piada é essa? A prefeitura resolveu criar um parque municipal, mas não construiu um canal ou instalou canos para ligar o mar diretamente à lagoa e não através do “esgotíssimo” rio Caveiras.

 

DESCULPAS

Escreveu a prefeitura: “Há dois meses iniciou trabalho de limpeza e manutenção na Lagoa com remoção de algas que dificultam a oxigenação da água. A empresa Módulo Verde, especializada em gestão ambiental, também realizou a aplicação de produto de origem biológica que combate o crescimento das algas e que não causa danos a outras espécies que vivem no ecossistema.”

Em seguida, veio a segunda desculpa: “A mortandade dos peixes foi atribuída inicialmente a dois fatores: o baixo nível do Rio Caveiras e do mar em razão do período de ressacas e que consequentemente baixa o nível de água da lagoa; a ocorrência de altas temperaturas que causam o superaquecimento da água e que contribuíram ainda mais para a proliferação das algas.”

Na realidade, não é preciso ser aluno de biologia ou bioquímica ou sabe-se lá o quê. Os peixes morreram porque é MUITO ESGOTO nessa lagoa. É só isso. Essa lagoa é um ESGOTÃO.

 

HISTÓRICO

Essa lagoa surgiu na década de 1960. O local era usado para extração de areia e a água floresceu. Ao abrir um canal para o rio Caveiras, o local virou um criadouro de peixes.

Na época, a região era pouco povoada e o rio Caveiras era um rio limpo.

Mas houve a explosão demográfica e, não havendo rede de tratamento de esgoto, o rio Caveiras acabou recebendo a sujeirada toda.

O terreno onde ficava a lagoa acabou sendo vendido a um empresário que queria tampar a lagoa e construir um empreendimento imobiliário.

Houve confusão quando o empresário fechou o canal que ligava a lagoa ao rio Caveiras e, no final dessa história toda, a prefeitura desapropriou e construiu um parque.

Nada contra. Mas desde que o parque foi inaugurado em 2017, volta e meia a região é algo de críticas: o mau cheiro crônico e agora a mortandade de peixes.

Mas como resolver esses problemas se justamente é usada água de um esgoto chamado rio Caveiras?

Aliás do mais, é um crime criar peixes na lagoa do Amilton. Quem é que tem coragem de comer um peixe vindo dessa lagoa imunda? E se ficar doente? Como fica?

Para se redimir de responsabilidades, a prefeitura deveria até mesmo colocar uma placa advertindo sobre a qualidade problemática da água local e que os peixes, mesmo podendo parecer “bonitos”, são um risco à saúde se consumidos.

 

Robalo encontrado morto na Lagoa do Amilton: quem é que tem coragem de comer um peixe criado dentro de um esgotão? Parece bonito, mas é esgoto puro. (Foto Divulgação)

 

Peixes mortos encontrados na Lagoa do Amilton nesta semana. (Foto Divulgação)

 

O que adianta novos bicos injetores se a água continua sendo renovada com esgoto do rio Caveiras (Foto Divulgação Famabi)

 

Lagoa do Amilton. (Foto Divulgação)

 

 

É muito FÁCIL receber notícias gratuitamente e concorrer a uma bicicleta!

JBFoco

#jbfocowhattsapp

  1. Envie uma mensagem no whattsapp para o número (48) 9-8484-7539 com a palavra OK!

  2. Além de receber notícias GRATUITAMENTE, você concorrerá a uma bicicleta.

Prêmio a ser sorteado: Bicicleta Aro 26 Beach 18V

Sorteio: Dia 05.03.2019 ( 05 de março de 2019)

Quem já recebe as reportagens pelo whattsapp está concorrendo automaticamente.