Por: Ozias Alves Jr. | 06/12/2017

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) formou na tarde de terça-feira (05/12) 455 alunos do 5º ano do ensino fundamental de 10 escolas das redes municipal e estadual de ensino no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O Proerd foi implantado no estado em 1998 e já formou até dezembro deste ano mais de 1,3 milhão de crianças. Em Biguaçu, o programa vem sendo desenvolvido desde 2000, sendo o município um dos pioneiros em Santa Catarina e formando até hoje 16.428 alunos.

A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Nagib Salum e contou a presença do prefeito Ramon Wollinger, da secretária municipal de Educação, Kátia Bichels e dos vereadores Elson João da Silva e Ricardo Mauri. A PM foi representada pelo coordenador estadual do Proerd, major Reginaldo Rocha de Souza, major Diego Pereira Chaves, da 11ª Região da PM, e o 1º tenente Eduardo Antonio Schwarz, do 24º Batalhão da PM. Os pais dos formandos foram representados pelo casal Paulo Roberto Amarildo Soares e Ana Paula Correa.

Participaram da solenidade alunos das escolas da rede municipal Olga de Andrade Borgonovo, Fernando Brüggemann Viegas de Amorim, Celina Dias da Cunha, Ruth Faria dos Reis, Célia Lisboa dos Santos e Manoel Roldão das Neves. Já da rede estadual, estiveram envolvidas no projeto as unidades Joaquim João Cardoso, Emérita Duarte da Silva e Souza, Tânia Mara Faria e Silva Locks e Avelino Müller. Em julho aconteceu a formatura da primeira turma do ano, também com 455 alunos.

O programa tem o objetivo de criar um fator de proteção aos estudantes, buscando a valorização da família e a contribuição para uma cultura de paz e de uma vida saudável longe das drogas e da violência. As aulas são ministradas por policiais fardados que orientam as crianças sobre os males que as drogas, sendo elas lícitas e ilícitas, e a violência causam na vida dos cidadãos. São desenvolvidas também atividades que auxiliam na formação do caráter, cidadania e dignidade.

Durante a solenidade, o prefeito foi homenageado com a entrega de um certificado de colaborador do programa. “Acompanho o Proerd desde que foi implantado em nossa cidade e isso me enche de orgulho. É muito bom ver as crianças aprendendo a trilhar o caminho do bem e mantendo-se longe da violência e das drogas”, comentou o prefeito Ramon.

Os professores e os alunos destaques das turmas participantes também receberam homenagens, assim como o presidente da Câmara Municipal, Angelo Ramos Vieira, representado pelo vereador Ricardo Mauri. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Biguaçu).

 

Prefeito Ramon foi homenageado na solenidade – Foto Maike Z. Ferreira (Dicom PMB)

 

455 crianças participaram do projeto neste semestre – Foto Maike Z. Ferreira (Dicom PMB)

 

Educadoras das escolas participantes receberam homenagens – Foto Maike Z. Ferreira (Dicom PMB)

 

Formatura do Proerd em Biguaçu – Foto Maike Z. Ferreira (Dicom PMB)

 

 

Policiais com o prefeito Ramon Wollinger na formatura – Foto Maike Z. Ferreira (Dicom PMB)

 

Sorteio de bicicletas encerrou a cerimônia – Foto Maike Z. Ferreira (Dicom PMB)