Por: Ozias Alves Jr. | 10/11/2017

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu na quinta-feira (09/11) o Seminário da Rede Municipal de Ensino de Biguaçu “Compartilhando Experiências – Ensino Fundamental I”. O encontro, que aconteceu no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), teve participação da secretária municipal de Educação, Kátia Roussenq Bichels, da diretora de ensino, Kátia Bernadeth da Silva, do corpo administrativo da secretaria, diretores e professores.

O evento foi aberto com apresentação artística dos educandos do CEIM Dona Paulina e CEIM Professora Lindóia Maria Souza de Faria. Após isso, as unidades escolares do município, cada uma com sua temática, apresentaram os trabalhos desenvolvidos em 2017 e que no próximo ano serão publicados num caderno pedagógico.

Para a secretária Kátia “o seminário é uma das possibilidades de dar visibilidade à riqueza dos trabalhos desenvolvidos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Temos a certeza que nossos educandos vivenciaram experiências ímpares de aprendizado que vão além dos muros escolares. Obrigado a cada unidade escolar, ao Núcleo de Educação Inclusiva Interdisciplinar, aos CEIMs Dona Paulina e Lindóia e a equipe da Semed que não mediram esforços para o fazer acontecer, o fazer pedagógico diário na rede”.

O período da tarde foi aberto com apresentação dos educandos do CEIM Dona Virgínia e seguido pelo workshop “Educar para o Século XXI: Desafio, Certezas ou Incertezas?”, ministrado pela educadora e ouvinte no Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lígia Fleury.

 

Confira o projeto desenvolvido e apresentado por cada unidade:

 

EMB Professor Donato Alípio de Campos

Tema: Conhecendo nossa Escola

Tema: África

 

EBM Professora Ruth Faria dos Reis

Tema: Mãe Natureza – Quem ama cuida

 

Núcleo de Educação Inclusiva Interdisciplinar

Tema: Quando a interdisciplinaridade alcança os espaços da escola

 

GEM Célia Lisboa dos Santos

Tema: Minha cidade, Biguaçu

 

GEM Celina Dias da Cunha

Tema: Folclore

 

EBM Professora Olga de Andrade Borgonovo

Tema: Alfabetização com música

 

GEM Celina Dias da Cunha

Tema: Brinquedos e brincadeiras

 

EBM Fernando Bruggemann Viegas de Amorim

Tema: Folcloretrando com o boi-de-mamão

 

GEM Célia Lisboa dos Santos

Tema: Redescobrindo o Brasil

(Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Biguaçu)

 

Abertura do seminário da rede municipal de ensino – Foto Paulo Rodrigo Ferreira (Dicom PMB)

 

Seminário Compartilhando Experiências – Foto Paulo Rodrigo Ferreira (Dicom PMB)